São João da Boa Vista, 24 de Abril de 2014. Seja Bem-vindo!  
Página Inicial
Quem Somos
, O que Pensamos
O que Fazemos
Onde Estamos
Como Participar
Notícias
Projetos
Álbum de Fotos
Mantenedores
Invista em São João
Estudo de Viabilidade
Diferenciais da Cidade
Estatuto
Estrutura Administrativa
Balanços
Fale Conosco
 
Inaugurada EMEB do Santo Antonio com capacidade para 110 crianças
20/03/2012
Os pais que precisam trabalhar e que possuem filhos pequenos sempre enfrentam uma situação difícil: com quem deixa-los para ganhar o pão de cada dia? Preocupada com este detalhe, a Prefeitura de São João da Boa Vista vem investindo cada vez mais na área da Educação para beneficiar as famílias que necessitam deste tipo de apoio. Na manhã do último domingo (18), foi inaugurada no bairro Santo Antonio, a EMEB - Escola Municipal de Educação Básica – “Professora Maria de Lourdes Teixeira”, com capacidade para atender 110 crianças com idades entre zero a três anos. Com uma equipe formada por 15 profissionais, as atividades terão início no dia 2 de abril, devido à finalização do processo de contratação.

O evento reuniu uma grande quantidade de público que compareceu ao local para conhecer as instalações e aproveitar a festa programada com brincadeiras, distribuição de pipoca e algodão doce, maquiagem facial e música ao vivo com as cantoras Marcela Picinato e Amanda Teixeira. Para dar boas vindas a mais uma conquista, a Prefeitura convidou o padre Adeleon, da Paróquia Santo Antonio, para uma benção especial.

Além do prefeito de São João, Nelson Nicolau; da vice-prefeita, Elenice Vidolin; a cerimônia de inauguração contou com várias autoridades regionais, incluindo os prefeitos de Vargem Grande do Sul, Amarildo Duzzi; de Águas da Prata, Samuel Binatti; de Espírito Santo do Pinhal, Marilza Costa; e de Itobi, Alexandre Toríbio. Os deputados federais Newton Lima, Guilherme Campos e Paulo Teixeira – filho da homenageada -, também marcaram presença e conheceram a estrutura da EMEB.

Outra ilustre visita foi a do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, que veio para inaugurar a unidade do SAMU - Serviço Móvel de Urgência – e aproveitou a oportunidade para conhecer as instalações da creche municipal.

“Estou muito feliz de ver que São João da Boa Vista, conhecida como uma das cidades de melhor qualidade de vida do nosso Estado está oferecendo para as crianças, um nível escolar de qualidade”, disse o ministro.

Sobre a questão de oferecer oportunidades para as pessoas e combater a exclusão social, o prefeito Nelson Nicolau destacou, que, até agora, foram mais de 40 novas empresas que vieram para a cidade, representando mais de 6 mil empregos gerados. Segundo ele, a construção de creches é fundamental no processo. “Não adianta trazer indústrias se a mulher não tiver oportunidade de trabalhar. Por isso, as creches. Todo este planejamento estratégico é a lógica de uma sociedade mais justa”, afirmou.

A EMEB – Escola Municipal de Educação Básica – “Professora Maria de Lourdes Teixeira” está construída no prédio localizado à Rua Coronel José Procópio, 1500, no Santo Antonio. A área construída é de 1.118, 48 (mil cento e dezoito metros e quarenta e oito centímetros quadrados), com o investimento de R$ 1.638.959, 41 (um milhão seiscentos e trinta e oito mil novecentos e cinqüenta e nove reais e quarenta e um centavos). Os custos da infraestrutura externa (asfalto, isolamento da área, iluminação) somaram R$ 382.389, 66 (trezentos e oitenta e dois mil trezentos e oitenta e nove reais e sessenta e seis centavos).

Com 15 profissionais, a capacidade de atendimento é para 110 crianças com idades de zero a três anos. As primeiras famílias beneficiadas serão as que estavam na lista de espera da creche municipal Celina Virga, também no bairro Santo Antonio. A diretora do departamento de Educação, Vera Munhoz destacou o esforço de todos na realização de mais uma conquista. “O trabalho vai muito além da estrutura física e sim da estrutura pedagógica. Temos um sistema de ensino infantil desde a criança de meses de vida até o ensino fundamental, com um sistema de ensino desenvolvido com muita competência e carinho pelas professoras. Daqui pra frente teremos oportunidades pra 110 crianças. Estamos zerando nossa lista de espera na creche”, enfatizou.

Como um dos filhos da “Professora Maria de Lourdes Teixeira”, o deputado federal, Paulo Teixeira agradeceu o prefeito Nelson Nicolau pela homenagem prestada à sua mãe. “Ela tinha uma preocupação com os rumos do ensino que vinham sendo adotados no momento em que o Brasil assinava um acordo com os Estados Unidos retirando disciplinas como filosofia, sociologia, e psicologia do currículo escolar, e retirando a reflexão necessária à educação. Ela, então, se surgiu contra esse rumo e questionou publicamente. Ela tinha na sua formação, uma enorme força neste aspecto: melhoria na educação”, disse.

“A dona Lurdinha como era conhecida foi uma guerrilheira no processo pedagógico deste país. Era incentivadora do conhecimento, da luta pela liberdade, das conquistas, da autonomia, da convicção de que dominando o conhecimento e a informação poderia fazer-se uma sociedade mais justa”, discursou o prefeito Nelson Nicolau.

A atual gestão pública, reconhecendo a importância da participação da sociedade civil organizada no seu governo, fez um contrato de prestação de serviços com a Agência de Desenvolvimento de São João da Boa Vista.
Veja mais >
 
Agência de Desenvolvimento - São João da Boa Vista
 
Localização privilegiada.
Dois distritos industriais.
Aeroporto regional.
Infra-estrutura adequada.
Malha viária de primeiro mundo.
 



Av. Oscar Pirajá Martins, 396, St. André • CEP 13870-001 • São João da Boa Vista-SP • Fone: 19 3631-8898 • E-mail: adsaojoao@agenciadedesenvolvimento.com.br
©2014 - Agência de Desenvolvimento São João da Boa Vista - Direitos Reservados